5 Dicas de treino


Esta iniciando na musculação? 5 dicas básicas que podem te ajudar.


Final de ano chegando, começando o verão, logo depois vem o carnaval e as academias de musculação costumam “bombar” nesse período do ano. E nessa febre pela modificação do corpo muitos alunos acabam esquecendo a própria saúde e pensando apenas na estética.
Pensando nos alunos que estão iniciando seus treinos na musculação e até mesmo em alunos que deram partida aos seus treinamentos a um pouco mais de tempo, aqui vão algumas dicas que poderão fazer a diferença no seu objetivo final.

1 – Procure um instrutor qualificado
Nunca comece seu treinamento na musculação sozinho. Algumas pessoas chegam na academia e ao ver um aluno com um corpo legal, tentam “copiar” os exercícios realizados por ele. É importante lembra que técnicas e noções básicas são necessárias, sem contar que, alguns exercícios realizados para um determinado grupamento muscular exigem o fortalecimento de outros músculos que auxiliam na execução do movimento.
Fazer um exercício que não é adequado a você, pode acarretar prejuízos, danos e lesões que podem ser irreversíveis.
Por isto, procurar um professor ou instrutor qualificado é indispensável para um bom resultado.

2 – Comece devagar!
Não adianta chegar na academia querendo pegar todos os peso da prateleira, todo treino deve seguir um planejamento, evoluindo de forma progressiva. O primeiro passo é providenciar uma avaliação física completa, assim, o professor poderá avaliar a sua condição física inicial e planejar um treino adequado as suas capacidades físicas.
Portanto chegue devagar, vale a pena lembrar que nas primeiras semanas de treino seu corpo estará passando por um processo de adaptação aos novos estímulos, nesse período é muito importante “aprender o movimento”. É nessa fase que o corpo começa a adquirir coordenação motora, portanto, é mais importante a execução correta do movimento, do que a carga a ser aplicada.

3 – Fique atento ao descanso
Um erro comum entre os adeptos da musculação é sobrecarregar o corpo imaginando que os ganhos virão mais rápidos. Não, eles não virão. Os resultados, diferento do que muitos pensam, não são obtidos durante e sim após o treinamento. Os ganhos aconteceu através de uma combinação de: treinamento correto, boa alimentação e repouso.  Pelo contrário, você tenderá a entrar num overtraining (excesso de treino) e até mesmo ocasionar uma lesão. Por isso, descanse conforme a orientação dos profissionais que os cercam.

4 – Procure acertar sua dieta e iniciar um planejamento alimentar com um nutricionista
Como dito anteriormento, os resultados dependem de uma boa alimentação, por isto, ninguém melhor que um profissional qualificado para que possa lhe acompanhar e dar as devidas instruções para obter resultados e nutrir o corpo da melhor maneira possível. A regra segue como a da procura por bons profissionais da área física.


5 – Faça periodicamente exames
Independente da intensidade, da freqüência ou do tempo que se treine, é importante sempre manter uma bateria de exames em um médico, a fim de prevenir possíveis danos e orientar-se da maneira correta para atingir seus objetivos. Uma pequena dor, ou um pequeno desconforto, que muitas vezes achamos não ser nada pode se desenvolver e virar um problema muito maior. Desde uma dorzinha no ombro que pode se tornar uma tendinite até uma incomodo no peito que possa gerar um problema mais sério no coração. Devemos sempre nos manter atualizados quando o assunto é a nossa saúde.