Atividade Física x Alcool


Efeitos do álcool e os resultados no treino

O consumo de bebidas alcoólicas tem se tornado item freqüente nas noitadas. Encontros, festas, shows, tudo se torna motivo para “tomar uma” com os amigos. Mas, quais as conseqüências que o consumo do álcool pode trazer para o nosso organismo? e mais... em que pode interferir nos resultados dos praticantes de musculação?
Um ponto importante a ser observado é:
"O processo de absorção do álcool é relativamente rápido (90% em uma hora). Porém o mesmo não ocorre com a eliminação, que demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%)."
                É muito comum durante o “momento de lazer” encontrar pessoas que passam a noite toda bebendo, muitas vezes sem dormir, sem se alimentar corretamente e sem se hidratar.  Como conseqüência, acordam com ressaca no dia seguinte e passando mais tempo sem se alimentar direito, prejudicando ainda mais o organismo. Durante a ingestão da bebida alcoólica, o aparelho digestivo apresenta a necessidade em aumentar consideravelmente seu trabalho, como o objetivo de digerir e neutralizar as toxinas presentes no álcool.

Efeitos do álcool no organismo:

1 – Sono
Um dos componentes principais para o desenvolvimento muscular é o descanso e consumo de bebida alcoólica pode gerar desordem no sono. Sem as horas necessárias de sono com qualidade o corpo não se recupera adequadamente e não libera hormônio do crescimento.

2 – Diminuições do Testosterona e o aumento do Cortisol
O testosterona é o hormônio responsável pela hipertrofia (aumento) muscular e o cortisol “destrói” o tecido muscular. Segundo estudos, a diminuição do testosterona e o aumento do cortisol podem durar mais de 24 horas no organismo humano.

3 – Desidratação
Um dos efeitos colaterais mais comuns da bebida alcoólica é o efeito diurético, principalmente no consumo da cerveja. Você vai sentir vontade de ir ao banheiro toda hora, saiba que você está eliminando o os líquidos do seu corpo e não uma urina normal. E vale relembrar que o nosso corpo (principalmente os músculos) tem em sua constituição 70% de água.

4 – Diminuição na absorção de vitaminas e minerais
O consumo excessivo do álcool faz com que o fígado se ocupe em digeri-lo, transformando-o em acetato. Nesse processo, qualquer vitamina ou sal mineral que passar pelo fígado será eliminado por essa ação de desintoxicação.

5 – Diminui a síntese protéica
O crescimento muscular poderá diminuir mais de 20%, pois a capacidade do corpo de sintetizar a proteína vai estar prejudicada com a ingestão do álcool.


EFEITOS NO TRENAMENTO:

ALCOOL X MUSCULAÇÃO
É muito comum ver pessoas que passam a semana toda seguindo corretamente o plano de treino e a dieta, seja com objetivo de ganho de massa muscular, emagrecimento ou definição. É também bastante comum escutarmos essas mesmas pessoas reclamarem da falta de resultados em seus objetivos. Elas se questionam a necessidade de tomar suplementos, mesmo sem acompanhamento profissional, pois seguem dietas restritas e mesmo assim não conseguem atingir bons resultados em seus objetivos.
                De nada adianta ter uma dieta bem montada e um treinamento bem elaborado — e ter disciplina em segui-los —, se você joga todo seu esforço fora exagerando na bebida alcoólica. O álcool e os resultados na musculação não combinam, entenda melhor:


ÁLCOOL x EMAGRECIMENTO / DEFINIÇĂO
Quando o objetivo é redução do % de gordura é importante combinar os exercícios físicos e uma “restrição” no consumo de calorias. Como falei anteriormente, muitas pessoas, apesar de seguirem suas dietas durante a semana, pecam ao consumir bebidas alcoólicas. Dependendo da restrição de calorias que contém a sua dieta, um copo de álcool é capaz de acabar com o esforço e disciplina de uma semana inteira, pois, as bebidas alcoólicas contem muitas calorias. Além de que, junto com o consumo do álcool, muitas vezes, vem o famoso “tira-gosto”, que geralmente são aperitivos engordurados, frituras, etc.
Veja a comparação:
- 1 grama de proteína = 4 calorias;
- 1 grama de carboidrato = 4 calorias; 
- 1 grama de álcool = 7 calorias;
- 1 grama de gordura = 9 calorias.

ÁLCOOL x GANHO DE MASSA MUSCULAR
Como citado anteriormente, não existe coisa pior que o consumo de bebidas alcoólicas para o ganho de massa muscular. O fator principal para quem procura aumento de massa muscular é a alimentação. Se a alimentação é falha, se faltam nutrientes, vitaminas, etc, os ganhos de massa muscular acabam sendo comprometidos.
Entenda onde o álcool entra nisso observando os efeitos da bebida alcoólica dentro do organismo. O álcool:
- Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
- Causa desidratação do organismo;
- Diminui a taxa de açúcar no sangue;
- Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
- Diminui os níveis de testosterona;
- Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.
               
             Desconsiderando a capacidade genética de cada um de ganhar massa muscular, os ganhos hipertróficos realmente não é uma tarefa fácil, exige disciplina e muito treino. Acontece que os exercícios precisam de um ciclo evolutivo, é aí que o descanso e a boa dieta entram. Imagine fazer uma dieta regrada e quando chega ao final de semana, toda ela é desequilibrada pelo processo de digestão do álcool pelo organismo, ao iniciar a semana, certamente não terá o mesmo rendimento de quando terminou.
            Muitas vezes é mais fácil criticar o trabalho do professor, do que aceitar que é você quem está sabotando seus resultados e atrasando o seu objetivo.
Lembre-se que “evitar a ingestão de bebida alcoólica” é a primeira observação feita para pessoas que visam ganhar massa ou perder gordura, pois, como foi observado, o álcool atrapalha em ambos objetivos.

Bons Treinos!!!