Aula de Bike





Adequada para homens e mulheres, as aulas de bike são um fenômeno nas academias. E não é pra menos!
Desde que essa modalidade de aula foi criada, tornou-se a revolução do fitness.  
A idéia é trazer os treinos de rua para o público na academia, de forma simples, segura e motivadora.  O grande lance está em permitir que alunos iniciantes interajam com alunos avançados dentro de um treino único, sendo perfeito para todos os níveis de condicionamento físico. Como não exige grande coordenação motora, permite aos iniciantes um melhor desempenho, onde o ajuste individual da carga possibilita o controle de intensidade e manutenção do ritmo de forma personalizada. Com a facilidade na execução dos movimentos e a motivação exercida pelo professor, o sucesso da aula ocorre a partir do grande gasto calórico, que é comprovadamente maior do que qualquer outra aula.
As aulas duram em média 45 a 50 minutos, e “detonam” cerca de 700 calorias por treino.

DICAS PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DO TREINO

ü  O uso do Monitor Cardíaco

Esse aparelho serve para monitorar a freqüência cardíaca durante a atividade física. Com ele você pode acompanhar se o treinamento está dentro da sua zona cardíaca, chamada de zona alvo, tornando-o mais eficaz.

ü  Seguir o cronograma das aulas

As aulas são planejadas e periodizadas seguindo uma seqüência lógica de treinamento. Alguns trechos priorizam o trabalho de força, outros focam na resistência aeróbica, melhorando o condicionamento. Deste modo, o professor programa as aulas para que sejam sempre variadas e dinâmicas, capacitando o aluno a pedalar, a cada dia, com intensidades diferenciadas e individualizadas.

ü  Usar banco de gel e/ou bermuda acolchoada

Durante a aula de bike passamos muito tempo sentados, e, na maioria dos casos, os alunos iniciantes não estão adaptados ao formato do banco, podendo causar certo desconforto. É muito comum, quando começam a fazer aulas de bike, ouvir os alunos reclamando que estão ficando “assados” na região entre as pernas. O uso desses acessórios garante um maior conforto para o aluno durante o treino, melhorando seu desempenho.

ü  Beber água

Ir pra aula, acompanhado de uma garrafinha com água, vai ajudá-lo a manter um bom rendimento. Durante esta atividade física perdemos muito líquido e repor com água, além de evitar a desidratação, previne vários problemas como câimbras, fadiga, tontura, etc.

ü  Ajuste da bike

Um ponto importante da aula é o ajuste da bicicleta, desde o posicionamento do aluno ao controle da carga. A acomodação adequada sobre a bike é essencial para a eficiência da pedalada e para evitar possíveis lesões. Os pontos principais a serem observados são: altura do banco; altura do guidão e distância entre o banco e o guidão.

ENTÃO VAMOS LÁ GALERA!
AGORA É SÓ SENTAR, PEDALAR E CURTIR A AULA.

Prof.: Arthur Felipe Lisboa Alécio